2 de set. de 2008

Entrevista)))

“Você pode experimentar
a sensação de ser artista”


Coordenadora de dança da Fundação Cultural de Curitiba e responsável pelo projeto Dança de Portas Abertas, Marila Velloso fala mais sobre as jam sessions que acontecem na Casa Hoffmann. Confira os principais trechos da entrevista.

Francofonia - Quais são os objetivos do Dança de Portas Abertas?
Marila Velloso - Criar um trânsito entre as pessoas que já estão na feira, e uma dança que se faz num equipamento público, a Casa Hoffmann. Além disso, ser espaço de compartilhamento, de fluxo de informação, e também gerar um ambiente para a possível emergência de uma cultura de reconhecer o outro por meio da dança.


Francofonia - Quem normalmente participa da atividade?
Velloso - Depois de dois anos, temos crianças, filhos de feirantes, pessoas que se acostumaram e vêm fotografar, turistas, passantes que param por algum tempo nas portas, bolsistas e estagiários da Casa Hoffmann, alunos da Faculdade de Artes do Paraná, artistas que passam por Curitiba e, cada vez mais, músicos.

Francofonia - O que é feito durante o projeto Dança de Portas Abertas é arte? O público leigo, quando participa da atividade, pode ser considerado artista?
Velloso - Você pode experimentar a sensação de ser artista ao se pôr em relação com esse ambiente contaminado pela música e pela dança. Acredito que a arte faz parte de cada um de nós em diferentes níveis perceptivos e de vivência. Faz parte da humanidade. Porém, ser um artista realmente diz respeito a um investimento de vida que envolve dedicação, pesquisa, criatividade, entre tantos outros fatores.

Francofonia - Quais são as origens dessas jam sessions?
Velloso - Essas sessões de improviso, as jam sessions, surgiram com os músicos de Jazz. Mas muitos artistas da dança, incluindo Merce Cunningham, nos anos 60, também desenvolveram linhas de improvisação, as quais foram se diferenciando entre si. Uma linha que naturalmente é utilizada no Dança de Portas Abertas emerge do “contato-improvisação”, técnica desenvolvida e liderada por Steve Paxton.

Marcadores: , , , , ,